sexta-feira, março 03, 2006

RX de uma canção – VERDADEIRO AMOR

Essa canção (clique no título do post para ouvir uma versão ao vivo durante a leitura) foi feita pelo Yan há muitos anos. Disse-me ele, que com a pretensão de resgatar um grande amor que se acabara. Eu gostei do jeitão '70s dela, um rock a la Cream, mas a letra...

Fui obrigado a dizer que aquilo não traria ninguém de volta, ao contrário. Era uma letra lamurienta, deprê, queixosa e vingativa. A "ex" ia ouvir e dar graças por ter terminado uma história dessas.

Ta certo que a história e a música eram antigas e vivíamos então outros tempos e amores, mas eu detesto a idéia de uma canção de amor abandonada. Ela não nasceu do nada. Tinha um objetivo, saiu lá de dentro da alma, expressava o desejo de reconstruir o que se quebrou, era legítima. Além disso, continha uma frase notável: “...Pra que chorar se o verdadeiro amor pode ser o próximo?”

Com base nesse sentimento decidimos reescrevê-la preservando o arranjo e a linha melódica originais, mas transformando completamente o sentido motivados por aquela frase maravilhosa e acrescentando uma terceira parte na estrutura.

Ela agora não era mais uma canção de resgate de um amor específico, mas sim outro alerta de que o “Verdadeiro Amor” pode estar por vir. Que o medo (novamente) é o verdadeiro antônimo do amor e não existe uma razão concreta pra temer o fim. Que o fim é sempre o recomeço e devemos investir no recomeço com gás total, como se próximo o fim estivesse. Como já bem cantou o meu amado amigo e saudoso poeta Renato Russo – É preciso amar como se não houvesse amanhã.

Recriamos a canção. Eu com a caneta e o novo conceito, o Yan e o nosso amigo, parceiro e colaborador Régis, com as críticas e palpites pertinentes. O resultado é mais uma música de amor a cinco mãos: duas do Yan que fez a melodia e letra originais, duas minhas que a redirecionei e reescrevi e uma do Régis pra ele não ficar triste!

Eu acredito que com o resultado final, qualquer ex-namorada voltava com tudo! O que vocês acham?

VERDADEIRO AMOR
© 2006 - Yan França, Guilherme Isnard e Régis Rodrigues (BMG Publishing)

Voltei!
Meu sentimento estava aqui

Voltei!
Não vou fugir do que senti

Por que negar, se o que queremos é sorrir?
Por que sofrer pra ser feliz?
Pra que chorar se o verdadeiro amor pode ser o próximo?

Está ao seu redor e você não vê
E esse novo amor pode ser o último
Não tenha medo de se entregar de novo

A um verdadeiro amor
Verdadeiro amor
Verdadeiro amor

Não vale a pena disputar a razão
Nós dois sabemos o que aconteceu
Descarte as mágoas e abra o seu coração
Quem sabe assim ele recebe o meu

Meu verdadeiro amor
Verdadeiro amor
Verdadeiro amor

Nenhum comentário: