sexta-feira, janeiro 27, 2006

RX de uma canção - PRA PODER DORMIR EM PAZ

Essa é uma canção (Clique no título do post para ouvir uma versão ao vivo!) que fala de uma espécie raríssima de ser humano e de sua absoluta imprescindibilidade: mulheres inconstantes.

A parceria que a originou, é igualmente rara. Meu camarada e guitar hero Sérgio Serra foi meu vizinho por uns seis anos no Jardim Botânico. Quando eu voltei a morar no Rio de Janeiro e vi o sorriso dele na janela do terceiro andar no prédio ao lado, a primeira coisa que pensei foi – Legal! Vamos fazer muitas músicas juntos!


Infelizmente tudo o que conseguimos compor cabe nos dedos de uma mão, mas como ambos estamos vivos e quicando quem é que pode saber o que ainda vem por aí.

Ele tinha esse dedilhado que lembrava Led Zeppelin, uma da nossas bandas prediletas e por isso “Pra Poder Dormir Em Paz” ganhou uma citação a “Stairway to Heaven” numa vocalização em falsete ao final, que emula a guitarra de Jimmy Page. Como ela e
ra uma doce balada, criamos uma segunda parte pesada pra encaixar um refrão mais agressivo.

Eu saí cantando palavras sem censura ou pudor. Como quase sempre, foi desse inconsciente verborrágico que a letra brotou. O primeiro verso dando a tônica da canção. A imprevisibilidade do feminino. A inconstância de seus humores. Suas alternâncias hormonais. Suas surpresas e seus múltiplos sabores. O refrão nasceu da necessidade de afirmar que na verdade esse temperamento lusco-fusco é o mistério que nos fascina e mesmeriza em uma mulher.

O twilight, o sentido fugidio, o que é dito entre as palavras, o sim que significa não e vice-versa é justamente o que carece da razão, incisão e decisão complementares masculina.


Antes um beijo roubado a boca armada do que nenhum beijo.
E aí o sono tranqüilo.

No mais, trata-se de uma letra auto-explicativa, se é que vocês me entendem...

PRA PODER DORMIR EM PAZ
© 2006 - Guilherme Isnard & Sérgio Serra (BMG Publishing)

Chega quando fica
Entra quando sai
Cala e comunica
Volta quando vai

Fala quando dorme
Chora quando ri
E o caos uniforme
Ronda por aqui

Ye-yeah!
Você é o alvo de um desejo
E o desejo é demais
Minha boca armada rouba um beijo
Pra poder dormir em paz

Você é o alvo de um desejo
E o desejo é demais
Minha boca armada rouba um beijo
Pra poder dormir em paz

Mapa picotado
Óbvio incomum
Anda para o lado
Pra lugar nenhum

Vale o quanto pensa
Não quer quando eu quis
Crime e recompensa
Dura como giz

Ye-ye-yeah!
Você é o alvo de um desejo
E o desejo é demais
Minha boca armada rouba um beijo
Pra poder dormir em paz

Você é o alvo de um desejo
E o desejo é demais
Minha boca armada rouba um beijo
Pra poder dormir em paz

Você é o alvo de um desejo
E o desejo é demais
Minha boca armada rouba um beijo
Pra poder dormir em paz

Você é o alvo de um desejo
E o desejo é demais
Minha boca armada rouba um beijo
Pra poder dormir em paz
Ah-ha, ah-ha

Pra poder dormir em paz
Ah-ha, ah-ha


Pra poder dormir em paz
Ah-ha, ah-ha

Pra poder dormir em paz
Ah-ha, ah-ha

Nenhum comentário: